☆Tarte Merengada de Limão e as minhas Hortênsias...


São muitos os livros de doçaria que fui guardando ao longos destes anos, desde muito novinha que escrevia e copiava também as receitas da minha Avó Nita e da minha Mãe!
Guardo religiosamente os pedacinhos de papel, escritos à mão com a letra da minha avó, outros de revistas antigas de culinária com receitas desde 1930... e que ao longo destes anos têm passado de geração em geração...uma verdadeira relíquia, espero que as minhas filhas possam vir a apreciar e utilizar!
Adoro particularmente livros de bolachas tradicionais, bolos simples, gelados ou macarons, acreditam que tenho 2 livros de macarons e nunca me atrevi a fazê-los?!!!!
Depois fico vidrada a ver os programas da Lorraine Pascale, Rachel Allen e da Mary Berry, escrevo receitas, guardo e fico com aquela sensação que nunca terei tempo para fazer todas!!!
Enfim...




 Estes dois livros pequenos são uma verdadeira tentação... e com este calor estou tentada a fazer gelados caseiros...


Na sexta-feira passei a tarde de volta dos livros mais recentes afim de fazer um doce todo elaborado para o fim de semana,...resultado perdi tanto tempo, vi tanta coisa que acabei por fazer uma simples e deliciosa tarde de limão merengada!

Deixo-vos a receita :
♡ 300g de bolacha maria ligeiramente triturada
♡ 200g de manteiga amolecida
♡ 1 lata de leite condensado
♡ 50g de raspa de limão
♡ 2 ovos
♡ 50g de açúcar

 - Às bolachas esmagadas ou trituradas suavemente, junte a manteiga amolecida e amasse bem; com esta mistura forre o fundo e as paredes de uma forma de tarte, pressionando bem. Coloque no frio por 5/10 min.
- Misture o leite condensado com o sumo e a raspa do limão e adicione as gemas de ovo, batendo bem. Deite esta mistura por cima da base da tarte e leve ao forno a 160ºc durante 20 min.
- Bata as claras em castelo, juntamente com o açúcar. Deite por cima da tarde e leve novamente ao forno a 180º durante 5 min. Deixe arrefecer e sirva.

Cá em casa uns acompanharam com uma bola de gelado de chocolate, mas fica com toda a certeza muito bem com outros sabores... eu pessoalmente adoro sem nada, só mesmo o delicado sabor do merengue com o limão!
Espero que gostem...se quiserem, deixem os vossos comentários e sugestões!

ABRAÇO DOCE
Cristina





Cereja e Chocolate - home baking ♡

Comentários

  1. Muito obrigada...costumo fazer esta tarde mas sem leite condensado, esta parece-me super fácil.
    bj Matilde

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. obrigada eu Matilde pelo seu simpático comentário!

      Eliminar
  2. Cris amei ❤❤❤❤❤
    Já fiquei fã!! Vou ler tudinho do 1º à última publicação!!! Beijinho Cristina 😍😍

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tão bom Cristina, fico super feliz que tenha gostado...obrigada por estar aqui! Para mim foi uma agradável surpresa conhece-la mesmo que virtualmente, sinto que temos imenso em comum. E quiçá um dia nos possamos encontrar...seria SUPER!!!!!
      um beijinho enorme

      Eliminar
  3. Cris amei ❤❤❤❤❤
    Já fiquei fã!! Vou ler tudinho do 1º à última publicação!!! Beijinho Cristina 😍😍

    ResponderEliminar

Enviar um comentário